Notícias » OAB quer informatização do Fórum de Brás Cubas
01/07/2011

Nos próximos dias, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes, Marco Antonio Pinto Soares Junior, irá participar de uma reunião com a diretoria da Ordem em São Paulo para tratar dos problemas estruturais e administrativos do Fórum Distrital de Brás Cubas. O encontro deve ser o primeiro passo de um movimento que o advogado pretende iniciar na tentativa de convencer o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ) a informatizar a unidade, a exemplo do que foi feito em São Luiz do Paraitinga, que teve o prédio do Fórum inundado em janeiro de 2010.

Em um primeiro momento, a reunião será com o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, e o vice, Marcos da Costa, que representa a Comissão de Assuntos Relacionados ao Judiciário. Juntos, eles devem fortalecer o pedido de informatização do Fórum ao presidente do TJ-SP, desembargador José Roberto Bedran. A medida foi adotada em apenas dois municípios paulistas: São Luiz do Paraitinga, onde milhares de processos foram perdidos em decorrência da chuva, e em São Paulo, próximo ao largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. "O modelo que queremos seguir é o emergencial adotado em São Luiz. Por lá houve grande mobilização dos servidores públicos e advogados para informatizar os documentos recuperados. A informatização reduziria muito os problemas de Mogi", disse. Com a digitalização dos documentos, a verba para a reforma física do prédio do Fórum poderá ser reduzida, e não haverá necessidade de realizar concurso público para a contratação de mais servidores e juízes, principal argumento do TJ para barrar o investimento para a unidade.